• Home
  • Destaque
  • “Rei das Sementes” não vê inexperiência política como empecilho para disputar Governo

“Rei das Sementes” não vê inexperiência política como empecilho para disputar Governo

Com intenção de concorrer ao Governo de Mato Grosso em 2026, o empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti Filho, declarou que deve optar por se filiar ao Partido Liberal (PL). Militante da direita, Balbinotti contou que já se reuniu com os presidentes estadual e nacional do PL, Ananias Filho e Valdemar da Costa Neto, para alinhar o ingresso no grupo.

“Então, realmente [eu] já tive algumas conversas com o PL, com o Ananias, com o Valdemar e o caminho é, provavelmente, ir mesmo para o PL”, afirmou na última quarta-feira (18), durante a cerimônia de diplomação dos eleitos de Cuiabá.

A filiação de Odílio vinha sendo motivo de especulação, pois mesmo sendo filho do ex-deputado Odílio Balbinotti, o “Rei das Sementes” não possui vínculo partidário ou experiência política. Ele, inclusive, não acredita que a sua inexperiência o descredencia a disputar o Executivo Estadual.

“Eu estou vendo como uma construção. Eu nunca fui da política, mas estou construindo aí a minha candidatura. São quase dois anos pela frente e estamos fazendo isso com muita tranquilidade […]. Está tendo uma nova maneira de fazer política, a população está avaliando. Então eu vejo uma oportunidade para quem quer entrar na política”, disse.

Além de Balbinotti, o partido também tem cotado o nome do senador Wellington Fagundes (PL) para disputar o Governo. Questionado se o cenário tem sido motivo de indisposição entre os dois, o empresário negou e até comentou que é bom para o PL ter opções.

No entanto, afirmou que está disposto a se adequar para ser escolhido. “Eu não acho que será uma disputa, mas uma escolha do PL por um perfil, e eu aposto que tenho condições de me adequar melhor a esse perfil”, reiterou.

No caso de ser preterido por Fagundes, Odílio descartou a possibilidade de concorrer ao Senado ou à Câmara Federal sob alegação de que não se identifica com o trabalho no Legislativo. “Eu toco minha empresa há mais de 40 anos. O meu perfil é de executivo, então eu não tenho nenhum pensamento de cargo no legislativo”, comentou.

O magnata do agro já planeja aumentar a sua visibilidade na mídia e rodar Mato Grosso a partir do ano que vem. A sua pretensão é visitar todos os 142 municípios do estado até o final de 2025.

“Eu preciso conhecer algumas cidades que ainda não tive oportunidade. Eu conheço muito as cidades do agro, até pela minha atividade, mas eu preciso conhecer Mato Grosso como um todo. O nosso estado é gigante, são 142 municípios e, com certeza, vou fazer esforço para passar em todos municípios no ano que vem”, garantiu.

Doador histórico

Odílio Balbinotti Filho foi o maior doador de campanhas eleitorais do Brasil nas eleições municipais de 2024. O empresário desembolsou R$ 1.262.500 milhão na candidatura a vereadora de Samantha Iris (PL) e nos diretórios municipais de Rondonópolis do PSDB, Podemos e Democracia Cristã; além dos diretórios de Cuiabá do Novo e PRTB.

Questionado, ele negou que tenha intenção de “cobrar” os gastos financeiros que teve em troca de apoio político, mas disse que a sua participação nas campanhas o gantante proximidade com os eleitos e ainda afirmou que conta com o prefeito eleito de Cuiabá e marido Samantha Iris, Abilio Brunini (PL), como seu cabo eleitoral.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE

Enquete

O que você achou da nova Identidade ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
A publicação aqui compartilhada caracteriza-se tão e somente como levantamento de opinião sem plano amostral, com participação espontânea de internautas e sem utilização de método científico para a sua realização