Novo Mundial de Clubes define grupos enquanto continua cercado de incertezas e críticas
Embora cause empolgação nos torcedores brasileiros, o novo Mundial de Clubes não está entre os eventos mais aguardados do futebol na Europa. A partir desta quinta-feira, quando será realizado sorteio para definir os grupos do torneio, a Fifa terá de intensificar seus esforços para que o campeonato seja tratado com o valor que se esperava quando foi concebido.
O sorteio está marcado para as 15h (Brasília) e definirá o caminho dos brasileiros Fluminense, Botafogo, Flamengo e Palmeiras no torneio, que vai durar um mês, com início em dia 12 de junho de 2025 e término em 13 de julho. A longa duração, semelhante a de uma Copa do Mundo, fez a CBF antecipar todo o calendário da próxima temporada, estabelecendo o início dos estaduais para a 12 de janeiro e do Brasileirão em 29 de março.
Justamente por causa das adaptações necessárias ao calendário, o Mundial virou motivo de preocupação e críticas na Europa. O período em qua a competição será disputada corresponde ao período de férias dos campeonatos europeus, que começam em agosto e terminam em maio. Na avaliação de boa parte dos clubes, ligas e sindicatos de jogadores, os clubes envolvidos no torneio da Fifa terão suas pré-temporadas prejudicadas.