• Home
  • Política
  • Deputada lembra assalto sofrido e diz ser contra câmeras em PMs

Deputada lembra assalto sofrido e diz ser contra câmeras em PMs

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) se mostrou contrária à implementação de câmeras corporais nos fardamentos de policiais militares e agentes penitenciários. Nesta quarta-feira (8), ela afirmou que a tecnologia pode tirar a “liberdade de trabalho” da polícia.

Segundo ela, a sua opinião antes era favorável à implementação, mas tudo mudou quando passou por uma experiência de violência. “O dia que entraram dentro da minha casa e colocaram uma arma na minha cabeça e do meu marido, eu passei a ser contra. Porque se não fosse a intervenção da polícia para ter acesso aos celulares daqueles criminosos, eu jamais teria descoberto quem havia cometido o crime […]. Então, eu vejo que a polícia tem que ter uma certa liberdade para trabalhar”, disse.

O assunto tem sido discutido após repercussões de diversos casos de violência policial no Brasil nos últimos meses. Em São Paulo, um estudante de medicina foi morto por um PM após dar um tapa em uma viatura, um homem foi atirado de uma ponte de três metros de altura e outro foi alvejado após furtar sabão de um mercado na Zona Sul.

Na última semana de 2024, um vídeo que mostra o momento em que dois policiais agridem um casal com cassetetes, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), viralizou nas redes sociais.

No registro, é possível ver que, mesmo ajoelhada, a mulher continua a ser golpeada pelos agentes. A cena gerou uma onda de indignação, causando o afastamento dos dois PMs.

No caso de Rondonópolis, a deputada defendeu que os policiais respondam pelos seus atos, mas, mesmo assim, manteve a opinião de que as câmeras beneficiam mais o “bandido” do que o militar. “Eu descobri que era uma pessoa que trabalhava comigo há 15 anos e queria sequestrar meus filhos. Se houvesse uma câmera na farda do policial, eu nunca teria descoberto”, declarou.

O projeto de implantação de câmeras nas fardas da PM tem sido proposto pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD) desde 2022. O social-democrata prometeu reapresentá-lo em breve, mas dificilmente o PL será aprovado na ALMT.

 

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE

Enquete

O que você achou da nova Identidade ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
A publicação aqui compartilhada caracteriza-se tão e somente como levantamento de opinião sem plano amostral, com participação espontânea de internautas e sem utilização de método científico para a sua realização