Camarote mostra preocupação do Governo de MT com as necessidades das pessoas autistas”, afirma mãe de filhos com TEA
A cuiabana Wérica Weiller viveu uma experiência inédita ao acompanhar, pela primeira vez, seus dois filhos autistas no Camarote do Autista, ação do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“Tudo aqui foi pensado com muito carinho, desde a entrada até a recepção, tudo acolhedor. Isso mostra que existe uma preocupação real com as necessidades das pessoas autistas”, afirmou sobre a organização do espaço.
Para Wérica, que também é autista, o momento representou mais do que lazer, foi uma celebração da inclusão e do respeito à neurodiversidade. Moradora do bairro Santa Isabel, em Cuiabá, ela compartilhou que esta foi a segunda vez que inscreveu os filhos no sorteio e ambos, Caio e Gabriela, foram contemplados na segunda tentativa no jogo do Cuiabá contra o Athletico Paranaense, no dia 15 de abril.
“Quando recebi a ligação, eu estava dentro do Uber com minha filha. Ela só faltou pular de alegria. Se um fosse sorteado, eu nem teria com quem deixar o outro. Eles sempre estão juntos. Foi uma felicidade imensa”, relembrou.
O Camarote do Autista tem promovido inclusão e lazer às crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os jogos do Cuiabá Esporte Clube na Arena Pantanal. Em 2023 e 2024, foram contempladas 296 pessoas por meio de sorteios.
Wérica descreveu o ambiente do camarote como essencial para garantir conforto e bem-estar à sua família. “Se estivéssemos no meio da arquibancada, eles não aguentariam ficar. Aqui, eles assistem, descansam, comem, voltam a assistir, tudo no tempo deles. E o mais importante: sem olhares de julgamento”, contou.