Blairo sobre Eduardo Bolsonaro: “todo mundo está pagando a conta sem dever”
Em meio à polêmica das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, o ex-ministro e megaprodutor rural Blairo Maggi (PP) criticou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA articulando para que o Brasil sofra as sanções. Maggi afirmou que os brasileiros estão pagando por algo que não cometeram, ao comentar o papel de Eduardo Bolsonaro nas negociações com a Casa Branca.
“Não sei se ele é o culpado pelas tarifas, mas ninguém tira o direito dele de lutar pelas causas que acredita. Agora, acho que está todo mundo pagando uma conta sem dever”, afirmou Maggi.
Eduardo Bolsonaro, que está licenciado do mandato e reside nos Estados Unidos, tem trabalhado para que o governo de Donald Trump sancione autoridades brasileiras, em particular o ministro Alexandre de Moraes. Em resposta, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, alegando que a medida visa conter a “caça às bruxas” no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A revogação das sanções, segundo Trump, está condicionada ao fim do processo.
A atuação de Eduardo Bolsonaro gerou divisões no campo da direita. O deputado chamou a Lei da Reciprocidade, proposta que permitiria respostas brasileiras às tarifas dos EUA, de “lei inócua”, e criticou duramente a senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto e ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro.
Após o anúncio das tarifas, também atacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que havia tentado negociar com a embaixada dos EUA para amenizar os encargos.