• Home
  • Política
  • Lula decidirá se esquerda terá dois nomes ao Senado em 2026

Lula decidirá se esquerda terá dois nomes ao Senado em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidirá se o PT terá dois nomes na corrida pelo Senado Federal nas eleições de 2026. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, nesta quarta-feira (13).

“Nós vamos ter que ouvir o Lula. O presidente Lula está muito focado na eleição para o Senado, em cada um dos Estados. Ele já tem na cabeça dele a estratégia que cada Estado vai ter que utilizar”, afirmou Barranco.

Em 2026, haverá renovação de dois terços do Senado, o que significa que dois senadores serão eleitos em cada estado. Tanto Lula quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) travam uma disputa para eleger a maior bancada de senadores.

Lula orientou a cúpula do PT a apostar em nomes com potencial de vitória, o que pode levar o partido a abrir mão de candidaturas próprias para apoiar políticos de partidos aliados, incluindo os do centro. Um exemplo é o senador Carlos Fávaro (PSD), que, por seu perfil de centro e alinhamento com o governo, é visto como um nome forte para o Senado.

Dentro da federação formada por PT, PV e PCdoB, há uma ala que defende a candidatura de dois nomes ao Senado em Mato Grosso, com apoio de Lula. O objetivo é garantir que o segundo voto dos eleitores de esquerda não seja direcionado a candidatos de direita.

“Se ele considerar que tem uma segunda vaga para não deixar voto solto para ir para extrema direita, ótimo. Se ele disser “não, vamos focar apenas no Fávaro”, nós vamos segui-los. Porque ele é uma vaga da política que ajuda a pensar”, avaliou Barranco.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE

Enquete

Gostou do novo layout do site

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
A publicação aqui compartilhada caracteriza-se tão e somente como levantamento de opinião sem plano amostral, com participação espontânea de internautas e sem utilização de método científico para a sua realização