‘Histórico’ no MDB em MT, advogado é contra aliança com PL
O presidente municipal do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, diz ser contra a possibilidade de o partido se aliar ao PL nas eleições de 2026. A declaração foi feita nesta sexta-feira (8) durante um evento que debate os rumos da sigla no Estado.
Faiad, que já se aliou a partidos de esquerda como o PT, afirmou não ter interesse em caminhar com a direita. “A eleição é no ano que vem. Vamos ver qual será a decisão do MDB. Eu não tenho interesse nenhum em caminhar com a direita. Não tenho nenhuma ligação com a direita, pelo contrário. Então, não gostaria que meu partido tomasse essa decisão”, declarou.
A deputada estadual Janaina Riva, que deve assumir a presidência estadual do MDB ainda este mês, é apontada como a principal articuladora da aproximação com o campo bolsonarista. Pré-candidata ao Senado, ela pode ter o sogro, o senador Wellington Fagundes (PL), na mesma chapa.
Aliado histórico do ex-prefeito Emanuel Pinheiro — que deixou o MDB nesta sexta-feira e se filiou ao PSD por divergências com Janaina Riva e oposição ao novo alinhamento —, Faiad defende que as diferenças são de cunho ideológico.
“Não tenho arestas, mas acho que existem discussões ideológicas e políticas que continuarão. Eu não coaduno com a ideia de o MDB guinar para a direita — reforçou.
Apesar das discordâncias, o dirigente descartou deixar a legenda, à qual é filiado há 44 anos. “Não penso nisso. São 44 anos de MDB e não cogito essa hipótese”, concluiu.