• Home
  • Destaque
  • Centro Médico Infantil deve ser entregue em 60 dias e vai ‘desafogar’ UPAs

Centro Médico Infantil deve ser entregue em 60 dias e vai ‘desafogar’ UPAs

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), acompanhou nesta segunda-feira (23) o andamento das obras do Centro Médico Infantil (CMI), que chega à fase final de execução. O hospital, instalado no antigo Pronto-Socorro Municipal, será voltado exclusivamente para atendimento pediátrico e deve ser inaugurado em até 60 dias.

Durante a vistoria, Abilio detalhou que a nova unidade contará com 10 leitos de sala vermelha para atendimentos de urgência e emergência, além de mais de 150 leitos para internação infantil. Também serão sete consultórios de pediatria em funcionamento simultâneo. Ainda segundo o prefeito, um dos maiores objetivos com a estrutura é desafogar as UPAs da capital, principalmente no atendimento de crianças.

“São sete consultórios, sete pediatras, 24h por dia, todos os dias da semana, porta aberta. Vai ter aqui ultrassom, raio-X, ressonância magnética, tomografia. É um espaço muito completo, onde ele vai ser muito mais resolutivo. Nenhum hospital em Cuiabá terá a condição de atender a quantidade de crianças que a gente vai conseguir atender aqui – aqui tem a capacidade de quatro ou cinco Santa Casas, então o atendimento será muito grande e nós estamos dedicados em mudar a realidade em atendimentos das crianças no estado de Mato Grosso, na nossa cidade de Cuiabá”, afirmou à imprensa.

A previsão é de que as obras sejam concluídas nos próximos 30 ou 40 dias, com a inauguração oficial para até dois meses. No entanto, a entrega do hospital poderá ser antecipada caso haja algum problema de atendimento na Santa Casa. Mesmo com a abertura do novo CMI, o gestor informou que a parte de trás do antigo Pronto Socorro seguirá em funcionamento por tempo indeterminado. A decisão, segundo ele, é necessária devido à atual demanda por leitos hospitalares na rede pública do município.

“Se caso vier acontecer algum problema com a Santa Casa e de repente ela precisar interromper seus atendimentos, a gente antecipa esse processo e inicia o mais rápido possível. Nós estamos também no processo de contratação de pediatra”, disse.

A expectativa da prefeitura é que o novo hospital, além de ampliar o número de leitos pediátricos, ofereça uma estrutura moderna, com serviços de ultrassom, tomografia, raio-X e ressonância magnética, disponíveis para os pacientes atendidos na unidade. O centro será porta aberta, ou seja, as crianças poderão ser atendidas diretamente no local, sem necessidade de passar por regulação ou triagem em outras unidades, o que deve acelerar o atendimento de casos graves e desafogar imediatamente as UPAs. Hoje conseguimos diminuir em uma hora e meia o tempo de espera nas UPAs. Com o novo centro, esse impacto será ainda maior”, garantiu.

  • Compartilhar:

PUBLICIDADE

Enquete

Gostou do novo layout do site

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
A publicação aqui compartilhada caracteriza-se tão e somente como levantamento de opinião sem plano amostral, com participação espontânea de internautas e sem utilização de método científico para a sua realização