Com dificuldade de quórum, AL mantém sessões em apenas um dia da semana
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deve aumentar o tempo de duração das sessões que acontecem às quartas-feiras, ao invés de ampliar a quantidade de sessões ao longo da semana. A informação é do vice-presidente da Casa, o deputado estadual Júlio Campos (União), que se sentiu contrariado com a decisão.
Desde a posse da nova Mesa Diretora da Casa, no último dia 3 de fevereiro, Júlio e o primeiro-secretário, o deputado estadual Dr. João (MDB), vinham defendendo mais sessões sob a alegação de que, no modelo atual, as discussões ficam “espremidas” em um único dia.
“Fui eu que sugeri, mas inicialmente não foi acatado. O que foi acatado foi ampliar […]. Houve uma certa reação de alguns colegas da Mesa Diretora que acham que é o contrário, que não deveria, que é difícil conseguir quórum”, disse Júlio nesta quarta-feira (12).
O Regimento Interno da ALMT prevê três sessões por semana, mas os trabalhos no plenário foram reduzidos por razões sanitárias durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, nunca mais voltaram ao “normal”.
A partir da próxima semana, a sessão da manhã será antecipada das 10h para as 9h, e a sessão da tarde que, antes se concluía às 17h, poderá ser prorrogada até às 18h.
Mesmo com a negativa, Júlio pretende continuar negociando o aumento do número de sessões. “Eu acredito que com jeitinho, nós da baixada Cuiabana que não temos tanta necessidade de estar indo no interior e somos uma grande parte dos deputados, possamos conseguir pelo menos uma sessão especial”, declarou.